Guia do produto,
instalação e manutenção.

Informação técnica

Características
Técnicas

A Viúva Lamego disponibiliza, aconselhamento e apoio técnico durante a escolha, a aplicação e manutenção dos nossos produtos. Caso a informação que procura não se encontre nesta página, por favor contacte-nos.

Aplicação e utilização

Previamente à aplicação de azulejos Viúva Lamego, deverá verificar que as caixas possuem a mesma referência, lote e calibre. Deverá também confirmar que a quantidade de azulejos é suficiente para efectuar a obra em vista. Recomenda-se a compra de um número superior de azulejos ao necessário, para fazer face a algum erro de instalação.

Numa mesma superfície deverão ser aplicados azulejos do mesmo lote. Para uma melhor homogeneidade de cor, deverão utilizar-se pelo menos 3 caixas em simultâneo.

As decorações da Viúva Lamego produzidas em 3.º fogo resultam de processos de decoração especiais que podem causar uma ligeira variação de tonalidade. Estas peças requerem um manuseamento cuidadoso de forma a evitar riscos ou danos irreversíveis. A sua superfície deve ser protegida durante a aplicação impedindo o contacto das argamassas. Os excedentes das argamassas deverão de ser removidos de imediato com uma esponja limpa e bastante água, sendo desaconselhado o uso de agentes de limpeza abrasivos ou ácidos.

Suporte, colas e juntas

Antes de colar os azulejos é necessário verificar se o suporte está plano, consistente, seco e isento de pó e gorduras. Utilize colas apropriadas para cada tipologia de produto, tendo também em conta o suporte, o formato e o fim a que se destina (interior, exterior, pavimento, revestimento). Siga as instruções indicadas pelo fabricante da cola, nomeadamente: consumos por m2, distribuição e tempos.

Aplique a cola sobre o suporte e regularize a espessura com uma talocha. Em peças de peso ou formato elevado, faça uma colagem dupla. Coloque as peças e pressione até conseguir o nivelamento dos sulcos. Deverá garantir a inexistência de bolsas de ar sob a peça.

As juntas entre as peças, tanto em pavimento como em revestimento, exercem importantes funções técnicas e estéticas. Devem utilizar-se juntas com características adequadas ao local e à sua finalidade e betumar as juntas com argamassas próprias para juntas após 24 horas da aplicação da cola, utilizando uma talocha apropriada. Recomendamos uma junta de 2 mm entre peças.

Limpeza
e manutenção

Decorridos 30 minutos após a betumação dos azulejos podem eliminar-se os restos do produto das juntas com uma esponja húmida. Com o produto já endurecido, recomenda-se uma limpeza geral com um pano seco.

Na manutenção dos azulejos aconselhamos a limpeza frequente das superfícies com produtos de limpeza domésticos.

Na limpeza e manutenção dos decorados é desaconselhado o uso de utensílios e produtos de limpeza abrasivos e de elevada concentração que o possam riscar ou danificar.

Limpeza e manutenção
Suporte, colas e juntas
Suporte, colas e juntas

Especificações
técnicas

Os produtos da Viúva Lamego cumprem com os requisitos definidos pela Norma Europeia EN 14411: 2012 (Anexo F) Grupo AIII (E> 10%) – GL (Vidrado), sendo classificados com a denominação de Revestimento Cerâmico Extrudido.

Especificações técnicas

Para além da oferta listada, a Viúva Lamego é especialista em projectos à medida.
Criamos e desenvolvemos novas formas, cores e materiais.

Contacte-nos para saber mais