Imprensa • MSN - Homify21 abr 2023

A arte das possibilidades: Descubra a beleza, o património e a inovação da cerâmica portuguesa

Quem pensa em Portugal, pensa nos belos azulejos que adornam as fachadas, por vezes centenárias, dos edifícios. A cerâmica faz parte da cultura e da tradição do país. Os aspectos artesanais e técnicos da produção cerâmica são transmitidos de geração em geração.

Durante a digressão de imprensa "Arte da Possibilidade" da Portugal Ceramics, a Homify ficou surpreendida ao ver como as tradições seculares são utilizadas para criar designs contemporâneos que se enquadram perfeitamente em qualquer casa. A visita de três dias, que se centrou em pavimentos e revestimentos, levou-nos a Lisboa, Aveiro e Porto e deu-nos um vislumbre da tradição e da rica história do artesanato cerâmico.

Não só vimos os melhores exemplos da utilização destes azulejos decorativos em público, como também descobrimos a criatividade e o know-how envolvidos na produção de azulejos. Venha connosco descobrir a beleza e a versatilidade dos azulejos e os principais produtores de azulejos em Portugal. Inspire-se!

Uma tradição rica em cerâmica

A viagem começou em Lisboa, onde descobrimos a importância de Portugal em termos de produção de cerâmica. O país sempre foi um dos principais produtores de cerâmica do mundo e é conhecido pelos seus produtos artísticos e de elevada qualidade. A principal razão para o sucesso de Portugal é o facto de o solo do país ser uma fonte natural de matérias-primas de qualidade, como a argila. Há mais de cinco séculos que a cerâmica é utilizada em Portugal como forma de expressão.

Arte deslumbrante em público

A primeira paragem do passeio foi na Avenida Infante Santo para ver a arte decorativa da parede cheia de azulejos tradicionais portugueses. A arte mural liga os degraus dos cinco blocos de casas da avenida. O nosso guia explicou que a arte mural mais antiga foi concluída em 1959. O painel mais famoso é "O Mar", da autoria da artista Maria Keil. Foi instalado como parte de um movimento para tornar os azulejos de cerâmica ainda mais expressivos em público e para conseguir uma reintegração moderna dos azulejos num ambiente urbano. Os azulejos para o projecto foram produzidos pelo famoso fabricante de azulejos Viúva Lamego. Reflectindo a forte ligação de Portugal ao mar, a composição temática marinha inclui conchas, búzios, barcos e a figura de um pescador.

Uma remodelação contemporânea

O nosso guia conduziu-nos ao longo da avenida até ao mural "Louvor da Vivacidade", da autoria do artista de rua Add Fuel, e explicou-nos que a escadaria era a única que permanecia sem adornos até meados de 2019. A arte mural, desenvolvida e produzida pela empresa de cerâmica Revigrés, tem uma expressão mais contemporânea. A arte reúne a história, a arte, o contexto arquitectónico local e a tradição dos azulejos de cerâmica de uma forma moderna. Inspirado nos painéis adjacentes, o artista criou o seu mural como uma homenagem à Estrela. A utilização de azulejos no mural cria um atractivo visual e estético mais contemporâneo, distinguindo a obra da arte mural mais antiga.

Quer receber as nossas novidades no seu email?
Subscreva aqui